Quem procura serviços bancários procura além do melhor serviço bom atendimento e cumprimento das leis pelas instituições financeiras, portanto a partir de hoje vou mostrar aqui o ranking mensal do Banco Central de reclamação dos bancos com mais de um milhão de clientes.
São cinco os itens abordados nessa lista, o primeiro mostra quantas reclamações o Bacen julgou como procedente, isso é, quantas reclamações os bancos tiveram que descumpriram normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC. O segundo item mostra o número de total de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) da instituição; o terceiro, chamado de índice, é o resultado da divisão do número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000 (cem mil). O quarto item mostra o número de reclamações improcedentes, isso é, reclamações que ficaram comprovadas, por parte de informações cedidas pelos bancos, que não houve descumprimento dos normativos do CMN e do BC. A quinta e última mostra o número de reclamações que não envolvem desrespeito aos normativos, como as ligadas a atendimento por exemplo.
No último ranking divulgado pelo Bacen era essa a situação:
Posição | Instituição | Reclamações Procedentes | Clientes | Índices | Reclamações Improcedentes | Outras Reclamações |
1º | Cong. BB | 190 | 30.452.117 | 0,62 | 167 | 950 |
2º | Cong. Itaú | 104 | 20.585.875 | 0,51 | 132 | 755 |
3º | Cong. Bradesco | 136 | 27.978.125 | 0,49 | 94 | 539 |
4º | Cong. HSBC | 17 | 4.318.823 | 0,39 | 22 | 108 |
5º | Cong. Santander | 67 | 20.670.299 | 0,32 | 79 | 884 |
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