08/08/2010

O que é uma Conta Corrente?


A Conta Corrente (CC) é o principal produto oferecido pelos bancos comerciais, é com ela que surge o relacionamento banco/cliente, podemos de uma forma simplista definir a CC como um serviço onde o titular, seja ele pessoa física ou jurídica, deposita ou recebe créditos que ficarão sob custódia de um banco, o qual por sua vez emitirá, no minímo, um cartão de débito para a movimentação, dependendo do tipo de conta e do gosto do cliente poderão ser emitido talonários de cheques também, lembrando: o saldo nessa conta não sofre rendimentos. O banco é obrigado a disponibilizar meios para que seus correntistas possam acompanhar a movimentação de suas contas, como os extratos mensais.

As contas podem ser simples ou especiais, o que diferencia basicamente uma da outra é possuir ou não cheque especial, portanto uma conta simples não possui cheque especial enquanto que uma conta especial possui essa modalidade de crédito.

Baseado nesses tipos de contas os bancos cobram sua taxa de manutenção, geralmente a taxa de uma conta especial é mais alta do que a de uma conta simples, mas dentro dessa taxa mais alta podem estar incluidos alguns tipos de serviços que não serão tarifados ou que poderão ser usados algumas vezes com isenção de cobrança dentro de um mes, portanto talves uma taxa de manutenção mais baixa pode sair mais cara no fim do ano após se somar todas as tarifas cobradas por serviços.

É a partir da CC também que os bancos oferecem todos os seus produtos, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, titulos de capitalização, seguros, consórcios entre outros, mas lembre-se o simples fato de ter uma conta corrente não o obriga de adquirir todos esses produtos, antes de fazer a aquisição de qualquer produto converse com seu gerente e veja se realmente há necessidade para tal.

Para abrir uma Conta Corrente a maioria dos bancos solicita CPF, um documento de identificação - preferencialmente o RG ou RNE -, comprovante de endereço e comprovante de renda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons