19/09/2010

O que é um Caixa Automático (ATM)?

Caixa Automático, Caixa Eletrônico ou ATM - do inglês Automatic Teller Machine - nada mais é que um meio criado pelos bancos para facilitar as transações bancárias, no caixa automático o cliente é responsável por toda a operação dessa maneira os custos de transação das ATMs são mais baratos do que aqueles realizados na boca do caixa.

Nos caixas eletrônicos é possível fazer desde operações simples, como saque, retirada de extrato e depósitos, até transações mais complexas - possível em alguns bancos - como aplicação em fundos de investimento.

Os caixas automáticos funcionam os sete dias da semana das 06:00 as 22:00 em quase a totalidade dos pontos de acesso - alguns locais como aeroportos e hospitais podem ter esse horário estendido, porém o valor para saque é reduzido e fica a cargo de cada instituição financeira deixar ou não seu terminal de auto-atendimento funcionando - essa restrição de horário se deve para tentar aumentar a segurança dos correntistas, evitando sequestros relâmpagos por exemplo. Os valores limites das operações (como saques) variam conforme o banco.

No  Brasil contamos com uma rede Banco 24horas, da empresa TecBan (Tecnologia Bancária www.tecban.com.br), os corremtistas das instituições que fazem parte desse acordo podem efetuar transações em mais de 9000 caixas eletrônicos da rede espalhados por todo o país, os bancos participantes estão listados a seguir:
  • American Express
  • Banco Alfa
  • Banco Banif
  • Banco BMG
  • Banco Cruzeiro do Sul
  • Banco da Amazônia
  • Banco do Brasil
  • Banco do Nordeste
  • Banco Fator S.A.
  • Banco ibi
  • Banco Nossa Caixa
  • Banco PanAmericano
  • Banco Votorantim Cartões
  • Banese
  • Banestes
  • Banpará
  • Banrisul
  • BicBanco
  • Bradesco
  • BRB
  • Cacique
  • Caixa Econômica Federal
  • Carrefour Soluções Financeiras
  • Cartão Viva! Unimed
  • Cetelem-Aura
  • Citibank
  • Credicard
  • Diners
  • Fininvest
  • HSBC
  • Itaú Unibanco
  • Losango
  • Mercantil do Brasil
  • Safra
  • Santander
  • Sicoob
  • Sicredi
  • Unicard Unibanco
  • Unik
Outro serviço que pode ser efetuado via caixa automático são os depósitos, muitos clientes não gostam e/ou não se sentem confiantes de realizar transações por esses meios, mas o depósito via ATM é tão ou mais seguro que o realizado na boca do caixa pois a transação é toda monitorada, como? Vamos lá, quando você está no ambiente dos caixas automáticos existe uma câmera do circuito interno filmando toda a sua movimentação, até a abertura do envelope pelos funcionários do banco (os envelopes são abertos na presença de dois funcionários) sempre existirá uma câmera para garantir a segurança, o comprovante que será emitido pelo terminal é sua garantia, caso a máquina não emita o comprovante procure um funcionário do banco, se efetuou o depósito em fins de semana ou feriado utilize o telefone localizado dentro do auto-atendimento.

Uma desvantagem do depósito na ATM para o convencional é que o depósito em dinheiro realizado pelo meio eletrônico apenas entrará na conta quando for efetuada a conferência do depósito, já depósitos em cheque como precisam ser compensados são, na realidade, até mais praticos de serem efetuados via Caixa Automático.

Para encerrar uma dica importante, existe um boato na internet que diz que, em caso de sequestro, se o cliente digitar a sua senha de maneira invertida o caixa efetuará o saque e chamará a polícia, essa informação é falsa, o máximo que poderá acontecer é o bloqueio da sua senha após algumas tentativas o que poderá colocá-lo mais em risco do que já está, se essa informação fosse veridica porque os caixas automáticos teriam horário restrito de funcionamento?

86 comentários:

amor disse...

FOI FEITO UM DEPOSITO ONTEM NA MINHA CONTA A NOITE E ATE A DATA DE HOJE DEPOIS DAS 18 HS NÃIO CAIU AINDA, É NORMAL?

Macgaiver Petrelli disse...

Sim, provavelmente ainda estão validando os depósitos e o internet banking demora um pouquinho para atualizar, mas caso não caia entre em contato com o seu banco.

Unknown disse...

Preciso validar minha senha do cartao de credito Credicard, bandeira VISA, feito na Caixa Economica Federal no Brasil, Estou em Atlanta, GA, EUA. Posso valida-lo em um ATM? Onde posso encontrar um aqui?

Unknown disse...

Aguardo orientacao de como posso proceder, com a brevidade que for possivel, ja que ainda estarei aqui durante esta semana.

Macgaiver Petrelli disse...

Rosemaire acredito que não será possível validar sua senha fora do Brasil, uma vez que quando utilizamos o cartão fora do país utilizamos redes compartilhadas (com as plus e cirrus) e através delas só são permitidas operações básicas. Acredito que a melhor solução para esse caso será dada pelo seu gerente da CEF.

Petronio disse...

Bem interessante, estava pesquisando para poder conhecer essa tecnologia para o trabalho com Transporte de Valores. Vejo que se trata de uma caixa eletrônico evoluído com um apelido... rsrs
Bem pedagógica a sua explicação. Obrigado e fiquem sob a graça de Deus.

Macgaiver Petrelli disse...

Petronio obrigado pelo elogio, fique a vontade para sugerir ou fazer questionamentos.

Unknown disse...

foi feito um deposito ontem na minha conta, eu o vejo no extrato, mas não tá disponível pra saque, é normal?

Macgaiver Petrelli disse...

Delinha: É sim normal, o valor só fica disponível após a conferência pelo banco, provavelmente quem depositou para você fez a operação após o expediente, assim só no próximo dia útil para validar a operação, mas se até o final do dia não entrar na sua conta peça para quem depositou verificar o ocorrido.

Unknown disse...

olá estava vendo o extrato da minha vó no internet banking e percebi que ouve um saque da ATM no valor de 300,00 só que eu não me lembro d eter feito essa retirada? oque faço?

Unknown disse...

ola, tinha 840 reais na minha conta como limite de conta, acho que é esse saque atm, eu tirei 800 reais.
como vou pagar? quando saquei nao apareceu nada de parcelamento

Macgaiver Petrelli disse...

Cheft: Entre em contato com o gerente da conta para descobrir em qual lugar foi feito essa retirada, caso não seja procurador ou titular da conta talvez o gerente possa não te informar, em último caso peça para que ela solicite essa informação.

Macgaiver Petrelli disse...

Alana: Você provavelmente deve ter sacado o valor do seu cheque especial, não existe como parcelar esse valor, assim que você receber seu salário ou depositar algum valor na sua conta corrente ele automaticamente irá cobrir e o banco irá cobrar juros seus pela utilização, para mais detalhes ligue para o seu gerente.

Unknown disse...

Estou fasendo um negocio com outro estado, minha duvida é se é possivel faser deposito numa conta sicredi em sp, tem algum posto la ou so mesmo uma transferencia?

Unknown disse...

estou com duvida recebi uma mensagem que vou receber um cartao atm
e ate me colocam o numero do cartao e da trnsação e valores ...cartao atm OQUE ISSO .. ALGUEM SABERIA ME DIZER ,eles dizem que tenho um valor para receber

Unknown disse...

Seria ótimo poder compartilhar no facebbok!!!!

Unknown disse...

Um deposito feito via ATM com os bancos em greve o dinheiro cai na conta normalmente????

Unknown disse...

Um deposito feito via ATM com os bancos em greve o dinheiro cai na conta normalmente????

Unknown disse...

boa noite, gostaria de saber se aparece no atm as transferências feitas de outros bancos, mesmo que não esteja liberado ? por que uma pessoa disse que fez a transferência online, mas eu verifiquei no caixa eletrônico, e não consta transação alguma. por favor me ajude !

Unknown disse...

Ola boa tarde! Tem como descobrir o caixa d saque eletrônico atraves do numero do doc?

Unknown disse...

Irmao ja li em cimapensei que podia ver pela net

Unknown disse...

tem um saque atm na minha conta com data do dia 22 de agosto sendo que hoje ainda é dia 20 qual a explicação pra isso?

Unknown disse...

Tem um saque de dia 20 mais eu não saquei nada tirei o extrato e vir q tava faltando 62 reais da minha conta mais eu não fiz saque ATM nao

Unknown disse...

Tem um saque de dia 20 mais eu não saquei nada tirei o extrato e vir q tava faltando 62 reais da minha conta mais eu não fiz saque ATM nao

Unknown disse...

Vc recoreu

Unknown disse...

Vc recoreu

Unknown disse...

Vc recoreu

Unknown disse...

como identificar onde fica a máquina de caixa eletrônico. qual bairro. entrou depósitos em minha conta e preciso saber de qual cidade foi feito o deposito

VERÔNICA disse...

FAZIA MAIS DE 6 MESES QUE EU NÃO CONSULTAVA MINHA POUPANÇA. QUANDO FUI OLHAR O EXTRATO HOJE, ESTÁ QUASE ZERADA. cONSTAM VÁRIOS SAQUES ATM E EU NÃO FIZ ESSES SAQUES. O QUE DEVO FAZER , PARA QUE SEJA DEVOLVIDO MEU DINEHIRO?

Valmir disse...

Como fasso para recuperar meu dinheiro gente eu não fiz o saque ATM e foi sacado 360 dá minha conta eu não cm fazer oque eu devo fazer alguém pode me ajudar em

Valmir disse...

Como fasso para recuperar meu dinheiro gente eu não fiz o saque ATM e foi sacado 360 dá minha conta eu não cm fazer oque eu devo fazer alguém pode me ajudar em

Valmir disse...

Não sei cm fazer gente sobre o saque ATM

Cleber disse...

Qual o horário em que os bancos atualizam os saldos do dia? As 6 da manhã? Cada banco tem um horário específico ou e padrão pelo Bacen?

JJorge disse...

è possivel saber a agencia/cidade pelo numero da ATM

Unknown disse...

Oi meu nome e maria alguem poderia me ajudar eu estava com um saldo de 1.075,79c na minha conta depois de 9 dias meu saldo fico 0,90 centavo no historico apareceu saque Atm de 1.000 depois no mesmo dia outro de 75 reais alguem sabe me explicar se eu tenho o saldo ainda ou perdi

DMCE disse...

Tenho uma questão! as comissões das transações feitas entre os cartões e ATM's do mesmo Banco, são canalizadas/ beneficiam a que canal?

Unknown disse...

Da minha conta debitou 19,00 sumiu do nada
E não aparecendo histórico do extrato
Como faco pra saber ?
O que aconteceu?

Unknown disse...

Preciso saber o q houve
Post acima☝🏾☝🏾☝🏾☝🏾

Amanda disse...

OLA SUMIU 200$ REINAS DA MINHA CONTA O Q FACO E A MESMA SITUAÇÃO AI DE VCS ATM AVIGENTE O Q SIGNIFICA ??

Unknown disse...

foi feito um deposito de cheque na minha conta atm e foi devolvido sem fundo como eu faço para resolver isso?

Joyce Oliveira disse...

Como recorre? Também teve um saque de R$300 em minha conta que não recordo de ter feito. Foi agora dia 15 de janeiro.

Unknown disse...

Oque devo fazer??
Foi feito dois saque da minha conta poupança dia 12/01/2018...
Tirei o extrato e avião feito dois saque...
Saque ATM 300
Saque ATM 300
Como eu faço pra retirar????

Lúcia Leiro disse...

Oi, tentei fazer uma operação no exterior e não consegui. Desbloqueei o cartão, mas o caixa eletrônico não sei prosseguimento. É possível ou não sacar dinheiro no exterior?

duiui disse...

Oi apareceu um saque atm na minha conta mais nunca fiz este saque o banco 24 somente 1 vez no mês

duiui disse...

O que eu faço

Unknown disse...

Ocorreu um saque de minha conta ATM de 950 reais? Gostaria de saber como que isso pode ter ocorrido se nao fiz saque algum?

Unknown disse...

Oi a conteceu comigo vc conseguiu recuperar seu dinheiro

Junior disse...

Pq fica debitando de minha conta pequenos valores dizendo saque atm, depois outro saque pessoal é saque terminal o que é isso ?

Unknown disse...

Acontece um saque da minha de 400 reais
ATM e o curioso e que esse sauqe foi feito na data de 4/6/2018 sim. Hoje é 3/6/2018 e hoje mesmo fiz um deposito de 400 reais. E ontem 2/6/2018 meu criente fez uma tranferencia TED de 400 reais..... Resumindo como se hoje é 3/6/2018 e na minha conta ja ta resistrado um saque na data de amanha segunda feira 4/6/2018...

Unknown disse...

Minha duvida é essa pq no meu app agora esta mostrando o seguinte.
"Alerta de disponibilidade de ATM.OQ É ISSO.
6

Unknown disse...

Recebi um deposito em cheque na minha conta no atm de 35.000,00 é seguro

Unknown disse...

Retirei um extrato no caixa eletronico dentro do banco. O mesmo conta um atm no valor de 1.500 reais, eu nao fiz esse saqui, oque devo fazer ja que o banco nao resolveu?caixa economica federal.

Unknown disse...

estao sacando na minha conta sque atm sem eu saber o que devo fazer quem deve ser responsabilizar com isso

Unknown disse...

Boa noite tem um saque ATM na minha conta data 29/10/18 de 200 reais sendo que eu não o fiz.

Unknown disse...

No dia 06/09/2018
Fui tentar fazer o saque de 600 reais apareceu limite excedido, e quando vi na minha conta foi descontado como se eu tivesse ssacado.Isso é uma palhaçada com o consumidor.

Ronaldi disse...

meu nome é Ronaldo e fizeram um saque atm de 1000.00 como faço pra recuperar o dinheiro?

Unknown disse...

Fui saca meu dinheiro so que os caixas estavam ruins nao fis a operacao ate o final pq ficava tempo ecedido agora fui olha no aplicativo e ta mostrando que fiz um saque ATM de 200 e nao fiz o que faco agora??

Unknown disse...

Fui tentar fazer o saque de 200 reais apareceu limite excedido, e quando vi na minha conta ta mostrando que fiz um saque ATM como se eu tivesse ssacado.o que faco

Unknown disse...

Olá
Fisso um empréstimo na boca do caixa,15/01/2019
Pelo hora:17:47:09
Que horas cair o empréstimo

Unknown disse...

Segunda meu irmao deposito 40 reais na minha conta sendo que eu já tinha 60 lá quando foi terça fui tira e não tem nada hoje olhei o aplicativo e Tava AC SQ ATM 100 não sei o que isso que dizer o que devo fazer pra sabe o que aconteceu com dinheiro da minha conta ela é poupança

Unknown disse...

Ontem Tava os 100 só que não saiu e hj já não aparece nada só as iniciais AC SQ ATM 100 na cor vermelha só que não sei o que isso quer dizer

Unknown disse...

Bom dia tem um saque ATM na minha conta de 110 reais que eu não fiz.
O que devo fazer ??????

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo disse...

Eu tinha um dinheiro em minha conta poupança caixa ,e eu nem sabia que esse dinheiro estava lá dês 01/04/12 porém fui a minha agencia e a gerente disse que erra só aquele valor mesmo mas nós estamos em 18/02/19 e o juros desse dinheiro pra onde foi ?

Unknown disse...

Dia 18 fui fazer um saque direto no banco da caixa, porém o dinheiro não saiu e foi debitado o valor como ATM. Fui no banco na segunda e disseram que era problema mo terminal e que seria feito a devolução, porep até o momento nada, ainda prrmaperm o saque. Qual procedimento devo tomar agora?

Unknown disse...

Olá, fizeram um depósito ontem na minha conta, mas quando foi hoje que fui fazer o saque, constou que já havia sido feito um saque ATÉ...mas é impossível, o meu cartão, so eu tenho acesso.

Unknown disse...

Olá, fizeram um depósito ontem na minha conta, mas quando foi hoje que fui fazer o saque, constou que já havia sido feito um saque ATM...mas é impossível, o meu cartão, so eu tenho acesso.

Unknown disse...

Meu marido fez um depósito pra mim na sexta feira ,fui pega meu dinheiro no domingo deu sque ATM o que é isso como devo fazer pra recuperar meu dinheiro

Unknown disse...

Fui no banco hj e vi um saque de 1000 reais ATM.nso me lembro de ter feito oq posso fazer

Unknown disse...

Fui consultar meu saldo após alguns dias sem olhar e consta um saque ATM que não fiz!! Como resolver e ter meu dinheiro d volta? ???

ÂMBITO DA HISTÓRIA disse...

Foi feito um depósito hoje em minha conta. Verifiquei pelo internet banking e realmente foi depositado. Fui no ATM e primeiro constou que o terminal estava com problemas. Depois que o ATM não estava acessando o Computador Central e finalmente que eu estava sem saldo suficiente. Voltei a verificar pelo internet banking e consta um saque ATM que eu não fiz posto que o caixa automático não finalizou minha operação. Como proceder?

Unknown disse...

Sacaram 100,00 pelo atm,não fiz esse saque,isso atrapalhou em pagar as minhas dividas o que faço

Unknown disse...

Sacaram 100,00 pelo atm,não fiz esse saque,isso atrapalhou em pagar as minhas dividas o que faço

Marizete Pereira disse...

O que é um saque atm fui ver minha conta pelo App internet banking e tá lá um saque atm

Unknown disse...

Hoje pela manhã fui sacar 500 reais da minha conta e estava dando saque indisponível. Quando olhei no aplicativo estava saque automático nesse mesmo valor sendo que eu nao saquei. O que pode ter acontecido?

Unknown disse...

Oi fizeram um saque atm da minha conta dia 20/04 como faço pra resolver isso? NÃO foi eu ninguém pegou meu cartão

Unknown disse...

Oi quero saber sobre o meu auxílio emergencial no extrato do caixa tem tá dando saque atm o que quer dizer isso é será que não vou mais recebe a segunda parcela do meu auxílio emergencial

Unknown disse...

Oi quero saber sobre o meu auxílio emergencial no extrato do caixa tem tá dando saque atm o que quer dizer isso é será que não vou mais recebe a segunda parcela do meu auxílio emergencial

Unknown disse...

Na minha conta diz que saque atm de 600 sendo que nem tirei oque eu faço

Unknown disse...

Saquei minha primeira parcela do auxilio em maio dia 21...sou de março e estava marcado pro dia 2 de junho a segunda parcela e nao saiu como previsto...ate agora estou sem entender...sei q deve ter
Um espassamento entre uma parcela e outra...mas uma info. Falsa na porta do banco????vinda da caixa??????

Unknown disse...

Absurdo isso

Unknown disse...

Alguém sabe me informar o significado das siglas AC DEB NO EXTRATO?

Vanilda disse...

Em junho eu não recebi o 600 reais estava marcado assim saque ATm

Unknown disse...

est sq atm o que significa alguém poderia me tirar essa dúvida?

Unknown disse...

hoje eu fui na caixa para receber meu auxílio bem no caixa eletrônico não terminei de fazer todos os procedimentos nem a senha foi digitada nem as letras e saiu no meu extrato saque de ATM me falaram pra esperar 48 horas vamos ver o que vai acontecer e ainda fui mal tratada pelo os funcionários amanhã vou lá chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência não tem lógica vc não sacar o dinheiro pra onde foi esse dinheiro???

Helio Costa disse...

Fiz 3 depositos no caixa eletronico e fui cobrados uma taxa por isso!!!! Nunca vi isso acontecer em banco nenhum! Faz um deposito no caixa rápido e paga??? É isso mesmo???

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons