sábado, 7 de agosto de 2010

O que é uma Conta Salário?


Desde janeiro de 2009 quem recebe salário via depósito bancário pode pedir a transferência automática do banco onde recebe os vencimentos para o banco onde mantem sua conta corrente, ou ainda optar por ficar apenas com a conta salário.

Isso permite ao consumidor maior mobilidade e comodidade, pois não será necessário abrir uma conta corrente cada vez que mudar de emprego ou que sua empresa mudar o banco que utiliza para efetuar os depósitos.

A conta salário tem algumas limitações, ela é exclusiva para o depósito de salário da empresa, dessa maneira não é possível, por exemplo, passar o número da conta para alguem fazer o depósito, a conta também tem um limite do número de saques mensais(5, mais do que isso o banco pode cobrar tarifa), ela não tem rendimentos, não pode ser vinculada a uma conta poupança e caso você mude de empresa terá que abrir uma nova, pois a conta é vinculada ao cnpj da fonte pagadora.
 
O banco que mantem a conta salário não pode proibir que o titular da mesma peça a transferência para a sua conta corrente em outro banco, ou que o mesmo mantenha somente a conta salário sem vinculo a conta corrente, além de ser proibida a cobrança de tarifa de manutenção dessa conta.

Apesar da tarifa de manutenção ser proibida e o funcionário/cliente poder transferir o valor do pagamento para outro banco, caso o valor a ser transferido seja menor do que o valor recebido via crédito de salário a instituição poderá efetuar a cobrança, segunda via de cartão por motivo de perda, roubo ou por mal cuidado com o cartão também podem ser tarifados. Pode-se também tirar dois saldos e dois extratos sem a cobrança

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons