08/08/2010

Como identificar uma nota falsa?

Em setembro começarão a circular as novas notas de Real, mas enquanto elas não entram no mercado que tal aprender algumas dicas sobre como identificar alguns traços que mostram a "validade" da cédula? Segue um post meu de outro blog.

Um dos golpes mais comuns e mais antigos é o da nota falsa, muitas pessoas são prejudicadas e ficam no prejuízo. Esse golpe surge do fato da população desconhecer os detalhes de segurança de nosso papel moeda.

Recentemente o Banco Central juntamente com a Casa da Moeda fizeram o anúncio das novas cédulas de Real que entrarão em circulação, notas mais seguras e de maior dificuldade de falsificação segundo os mesmos. As novas notas seguirão o "padrão europeu" elas terão tamanhos diferentes conforme seu valor, sendo a de 2 reais a menor e a de 100 reais a maior, a marca d'água será substituída pelos animais que as representam, como acontece hoje nas notas mais novas como as de 2 e 20, todas receberão sinais holográficos como a nota de 20 e uma espécie de verniz para dar maior durabilidade as notas, essas são algumas das mudanças que ocorrerão.

Mas enquanto isso como não ser enganado? Alguns sinais presentes em todas as notas podem ajudar na identificação e tirar a dúvida da autenticidade da nota, são elas a marca d'água (nas notas mais altas representadas pela efígie da república, suspeite da marca se ela estiver muito escura, repare bem, na nota verdadeira ela é gravada de maneira "suave"), as fibras coloridas, a impressão em alto relevo, as micro impressões (são vários "b" e "c" presentes na efígie e dentro da impressão do valor da nota, tanto na frente tanto no verso, geralmente essas letras não são visíveis ou são borradas), o fio de segurança (que é um item muito facilmente falsificado que em notas mais "grosseiramente fabricadas" é impresso) e o registro coincidente das armas nacionais (aquela "espadinha" dentro do circulo no canto direito da cédula) que é exatamente igual na frente e no verso, se "sobrar" ou "vazar" a nota tem grandes possibilidades de ser adulterada.

Outra boa maneira de tirar a dúvida é comparar a nota com outra de igual valor a qual se sabe que é verdadeira, quando comparada a uma nota "real" os indicios da falsificação ficam mais visíveis.

Se por algum motivo você pegar alguma nota e ficar em duvida da autenticidade encaminhe-se a qualquer banco do sistema nacional, o banco irá recolhe-la e a enviará para análise do Banco Central, os bancos em hipótese alguma irão trocar a nota em que se suspeita a autenticidade, a não ser nos casos em que ficar comprovado que a nota saiu da própria instituição financeira. Caso receba uma nota com suspeita de autenticidade na hora de sacar no seu banco, seja no guichê de caixa ou nos caixas automáticos, entre imediatamente em contato com o seu gerente, não saia da agência, e exija a troca, portanto sempre confira o dinheiro que receber suspeitando de sua autenticidade troque-o na hora não saia da agência, pois caso o cliente saia da agência fica mais difícil do banco efetuar a troca da cédula.
Se o saque ocorreu em finais-de-semana através dos caixas-automáticos não saia do guichê de auto-atendimento e utilize o telefone localizado nessa ambiente para entrar em contato com o banco, passar a numeração da cédula e etc.

Caso você tenha recebido a nota de terceiros e tenha levado ao banco para verificar, ou na hora de efetuar pagamentos, ou depósitos, surgir dúvida quanto a autenticidade da nota o banco é obrigado a recolhe-la e enviá-la para análise, se após a análise ficar comprovada a falsificação o banco não irá lhe devolver valor algum e você irá, infelizmente, ficar com o prejuízo, caso a nota seja verdadeira o banco irá lhe devolver a quantia a qual foi enviada para análise, portanto sempre exija uma via do protocolo de envio da cédula para análise do bacen.

Assim que possível faço um post ensinando a identificar as novas cédulas.

3 comentários:

Unknown disse...

Mais e as novas notas do real como saber para identifica-las?

Macgaiver Petrelli disse...

Em breve vou postar como identifica-las.

Macgaiver Petrelli disse...

Ta aí o novo post sobre as novas notas: http://www.servicosbancarios.com.br/2011/05/como-identificar-as-novas-notas-do-real.html

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons