sábado, 7 de maio de 2011

Como Identificar as Novas Notas do Real

O Banco Central lançou no fim do ano passado (2010) os modelos de 100 e 50 das novas notas de Real, nesse momento muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos elementos de segurança e como identifica-los, nesse post pretendo deixar mais simples essa identificação.

A grande diferença que se apresenta logo a primeira vista é o tamanho das notas, elas são maiores que a da atual família de notas do Real, o tamanho também diferencia as notas pelo seu valor, a nota de cem é a que tem o maior comprimento e a de dois será a que terá o menor comprimento, a altura das novas notas é idêntica.

*Marca D'água
As novas notas possuem também marca d'água a novidade é que agora a figura que aparece será a que representa a nota junto com o valor da nota, assim, nas notas de 100 veremos a marca com a Garoupa e o número 100 e nas notas de 50 veremos a Onça Pintada e o número 50.

*Quebra-Cabeça
Essa é uma das novidades, ele fica localizado no lado superior esquerdo da frente da nota e no lado superior direito do verso da nota, ao colocarmos a nota contra a luz veremos que as partes se "juntam" e formam o valor da nota.

*Número Escondido
Na parte da frente da nota do lado direito logo abaixo do numeral contendo o valor temos um retângulo, se colocarmos a nota horizontalmente na altura dos olhos iremos enxergar ali uma marca com o número correspondente ao valor da nota.

*Faixa Holográfica
A faixa holográfica não é novidade, mas agora ela estará em todas as notas, ao movimentar-mos a nota perceberemos que dentro da faixa irão aparecer impressões com o valor da nota e a palavra "reais".

*Microimpressões
As microimpressões agora estão localizadas em várias partes da nota, como perto da figura da república e perto da figura do animal, e elas não são mais os "bc" e sim o valor da nota em questão.

*Alto Relevo
Várias regiões da nota possuem alto relevo, podemos localizá-lo nas laterais e frente das notas, nos numerais da nota e nas expressões "república federativa do Brasil" e "Banco do Brasil".

*Fio de Segurança
Agora ao colocarmos a nota contra a luz iremos perceber que há inscrições nele como "100 reais" nas notas de 100 e "50 reais" nas notas de 50.

*Elementos Fluorescentes
A nova nota também possui elementos fluorescentes, ao colocarmos a nota sobre a luz ultravioleta iremos ver fios na cor lilás, a numeração passa do vermelho para o amarelo e o número da nota aparece na frente.

Se após o reconhecimento desses elementos você ainda estiver na dúvida sobre a autenticidade de sua nota saiba o que fazer.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons