quinta-feira, 21 de março de 2013

O que é a Nova Poupança?


A velha, boa e segura poupança mudou, com os sucessivos cortes da taxa de juros básica da economia - SELIC - o investimento mais conhecido do brasileiro ficou altamente atrativo, com medo que os poupadores fugissem dos fundos de investimentos, que compram uma boa parte dos títulos de divida do governo que por sua vez ajudam o governo a angariar recursos o Governo Federal definiu novas regras que alteram a forma de rentabilização de depósitos realizados em contas de poupança.
Mas o que muda na poupança? Todos os depósitos realizados a partir de 4 de maio de 2012 passam a ter uma nova regra referente a sua rentabilização, essas novas entradas terão seus rendimentos calculados a partir da taxa SELIC, todas as demais regras da poupança estão mantidas.
Isso significa que as novas contas de poupança e os novos depósitos realizados nas poupanças já existentes terão seu rendimento calculado da seguinte maneira:

  • Se a taxa for igual ou menor que 8,50 % a.a., a rentabilização será de 70% da taxa SELIC, mais a variação da TR;
  • Se a taxa for maior que 8,50 % a.a., a rentabilização será de 0,5% a.m., mais a variação da TR. (Modelo antigo)
Os depósitos realizados até 3 de maio de 2012 não entram nessa nova regra, para eles o que vale é a regra antiga rendimento de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais variação da TR. Vale lembrar que assim como a "poupança antiga" não existe a incidência de imposto de renda sobre os rendimentos da "nova poupança".

Quando o poupador for realizar saques os valores que primeiro serão debitados são os saldos/rendimentos dos depósitos a partir de 4 de maio de 2012 dando prioridade para a retirada dos saldos que estejam mais distante de completar o próximo aniversário, uma vez que esses depósitos acabarem serão debitados os saldos/rendimentos dos depósitos anteriores a 4 de maio de 2012.
O poupador poderá mudar a ordem em que ocorrerão os débitos dos saques, para isso deverá comparecer a uma agência de seu banco para formalizar essa solicitação, dessa maneira o saque ocorrerá como era no modelo antigo, serão debitados os saldos que estiverem mais longe do próximo aniversário, independente de terem sido feitos antes ou depois do dia 04 de maio de 2012. Para ajudar o poupador o extrato da poupança irá mostrar, separadamente, os depósitos e os saldos realizados antes e depois da nova regra.
Quer saber mais sobre a Poupança? Acesse aqui o post sobre esse investimento tão brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons